Hatha Yoga Pradipika

O Haṭha Yoga Pradīpikā (HYP) é um manual clássico do século XV sobre o hatha yoga, escrito por Svātmārāma, que liga a linhagem do ensinamento à Matsyendranath dos Nathas. O Hatha Yoga Pradipika lista os trinta e cinco primeiros mestres do Hatha Yoga (Siddhas), incluindo Adi Natha, Matsyendranātha e Gorakṣanātha. O trabalho consiste em quatro capítulos que incluem informações sobre purificação (ṣaṭkarma), postura (āsana), controle da respiração (prāṇāyāma), centros espirituais no corpo (chakra), poder serpentino (kuṇḍalinī), posturas de força (bandha), (kriyā), energia (śakti), conexões corporais (nāḍī) e gestos simbólicos (mudrā), entre outros tópicos.
No século XXI, a pesquisa sobre a história do yoga levou a uma compreensão mais nítida do hatha yoga. James Mallinson estudou profundamente as origens do hatha yoga e trabalhou com textos clássicos do yoga, como o Khecarīvidyā. Ele identificou uma coleção de oito obras que introduzem o início do hatha yoga e contribuem diretamente para sua formação oficial no Hatha Yoga Pradipika. Muitas de suas conclusões desses primeiros trabalhos revisam entendimentos anteriores sobre a formação do yoga.
Jason Birch investigou a evolução do significado da palavra sânscrita "haṭha". Pesquisou o papel chave do Hatha Yoga Pradīpikā na popularização de uma interpretação particular deste termo. Quando escrito, o Hatha Yoga Pradīpikā sintetizou vários textos clássicos sobre diferentes sistemas de yoga. Embora o haṭha yoga tenha evoluído para um termo genérico que atualmente é entendido como um ramo da yoga envolvendo posturas físicas (incluindo saudações ao sol, vinyāsas, aṣṭāṅga, etc.), originalmente ele tinha um significado mais específico. Depois de examinar comentários tântricos budistas e textos de yoga medievais que vieram antes do Hatha Yoga Pradīpikā, Birch descobriu que os usos adverbiais da palavra sugerem que significava "força". Birch descobriu que, "ao invés da explicação metafísica de unir o sol (ha) e a lua (ṭha), é mais provável que o nome haṭha yoga tenha sido inspirado no significado de 'força'".

Nenhum comentário:

Postar um comentário