Abandone seus pensamentos e torne-se silencioso.
Nós nos acostumamos demais com as palavras, nada sabemos da beleza da ausência das palavras. Até mesmo quando vê uma linda rosa, imediatamente sua mente diz: “Que linda!”, e você perdeu esse momento! Se você tivesse simplesmente visto a rosa e absorvido sua beleza, sentindo-a no seu coração sem pronunciar uma única palavra de apreciação, você teria despertado... Teria se iluminado. Até uma rosa pode funcionar como um grande mestre pra você.
A questão não é que você não saiba... A questão é que você está muito cheio de palavras em sua mente, você sabe demais.
Devido ao seu conhecimento – que é tomado emprestado – e palavras demais se movendo dentro de si, você não pode ver a beleza da ausência das palavras, que somente pode ser experienciada no silêncio.
Você não precisa de nenhum esforço intelectual para compreender a realidade. O que você precisa é de uma abordagem intuitiva, para que você possa mergulhar no mistério da existência, para abrir as asas e fazê-lo voar como uma águia através do sol.
A língua é um fenômeno muito pequeno. As estrelas não falam, nem as flores, mas ainda assim conseguem se expressar... Conseguem transmitir seu próprio ser sem nenhuma linguagem.
O Zen é apenas uma flor silvestre, espalhando sua fragrância a quem quer que possa se interessar. Aqueles que têm sensibilidade compreenderão isso.
É a sua própria mente que está encobrindo o seu ser como uma gaiola. Uma vez que a mente é deixada para trás e você se torna apenas um observador, mas um observador bem distante, subitamente as portas de todos os mistérios se abrem.
Você pode estar familiarizado com o silêncio, ou não; ele está presente exatamente como sua sombra. Mas a sombra é o exterior. Seu ser é o centro interior. E, exceto, estar presente, aqui e agora, não há nenhum jeito de alcançar sua divindade.
O silêncio é o único caminho que conduz a si - mesmo.
MEDITAÇÃO (ESCUTA, COMPREENSÃO e FAMILIARIDADE)
ESCUTA / ENSINAMENTO
O silêncio é o único caminho que conduz a si mesmo
COMPREENSÃO / REFLEXÃO
O silêncio não precisa de nada mais. É mais do que você poderia ter alguma vez sonhado.
Mas nós nos tornamos muito intelectuais. Precisamos, então, voltar ao nosso estado de inocência, precisamos estar tremendamente presentes, integrados, mas sempre aqui.
E é tão óbvio que se você simplesmente não der partida à sua mente apenas por um momento, o silêncio está em suas mãos. Não é nem difícil, nem é simples. É apenas a situação... É o seu próprio ser.
FAMILIARIDADE / MEDITAÇÃO
Mantenha-se em absoluto silêncio, nenhum movimento.
Reúna a energia dentro de você.
Olhe dentro.
Assim que essa sensação surgir, procure retê-la em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos.
Ao terminar...
Tentamos levar esse “sentimento; sensação” conosco durante o intervalo entre as meditações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário