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A Escola Dhamma Vinaya está sendo planejada desde o início de 2014, e tem como objetivo maior, capacitar nossos alunos (futuros instrutores de Yoga) a atuarem como agentes de transformação na sociedade em que vivem.

Durante os séculos o buddhismo se expandiu, se multiplicou e chegou até o extremo do Ocidente em formas muito diversas. Mas lá atrás, o Buddha definiu seus ensinamentos de maneira mais simples, resumindo-o em duas palavras: Dhamma-Vinaya. Enquanto “Vinaya” pode ser considerado como a dimensão ética e relacional do buddhismo, “Dhamma” é composto de três elementos inter-relacionados: a explicação dessa ética (Sila), a meditação (Samadhi), e o conhecimento a ser interiorizado e transformado em sabedoria (Pannã).

Tendo como base um delicado equilíbrio entre o Dharma e os tratados filosóficos do Yoga, tais como Yoga Sutras de Patânjali, Gheranda Samhita e Hatha Yoga Pradipika, a Escola Dhamma Vinaya provê um ponto de referência significativo para o entendimento de nós mesmos, auxiliando no caminho da auto transcendência, ao apontar para a natureza da sabedoria, tão necessária para destruir a ignorância – principal raiz de todas as prisões e sofrimentos.

Mais do que uma Escola, é um convite para o “despertar” de um novo Ser Humano, aliás sempre novo, com pleno conhecimento de si mesmo, mais equilibrado, mas amoroso, menos egoísta, menos agressivo, com um desejo profundo de que todos os seres sejam felizes e se libertem do sofrimento.



Metodologia do Curso

O Curso de Formação em Instrutores de Yoga da Escola Dhamma Vinaya apresenta uma nova metodologia de ensino do Yoga, que tem como base a conduta moral (Sila) e a meditação (Samadhi), bases principais de qualquer tratado de Yoga.

Pela prática de Sila (conduta moral), estamos tentando controlar a nossa linguagem e as nossas ações físicas. No entanto, a causa do sofrimento reside nas nossas ações mentais. É inútil restringirmos apenas as nossas palavras e atos se a mente continua a fervilhar em avidez (apego desejoso) e aversão (repulsa) - ações mentais insalubres.

Como o problema tem origem na mente, é preciso confrontá-lo no nível mental, ou seja, precisamos empreender a prática de “bhavana” – literalmente “desenvolvimento mental”, ou na linguagem comum, meditação – exercícios mentais específicos, técnicas precisas para focalizar e purificar a mente.

Com essa base forte, desenvolvemos Pannã (sabedoria) - o trabalho corporal baseado no Tantra Yoga (a parte oculta de todas as linhas de Yoga).



Objetivo do Curso

       A intenção deste curso, além de formar Instrutores de Yoga, é apresentar ferramentas para o desenvolvimento do autoconhecimento e, consequentemente da transformação do Ser.

Nós precisamos observar o cultivo de uma disciplina ética para que possamos ser a mudança que queremos ver no mundo. As pessoas estão muito violentas, agressivas, ambiciosas; muito egoístas. E Buddha nos deixa uma mensagem simples; o sentido da vida está em ajudar os outros seres a se libertarem do sofrimento.
           

Nós não percebemos, mas o nosso modo de ser tem um efeito sobre a nossa situação, sobre o nosso meio ambiente e sobre a vida de todos ao nosso redor. Nós temos a capacidade de interferir em muitos seres e muitas vidas, e quando acendemos a lâmpada da mente atenta dentro de nós, todos ao nosso redor são beneficiados. Quando aprendemos a manter a nossa mente atenta e profunda presença, somos capazes de tocar a dimensão suprema. Isso é Yoga!

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