Para solucionar nossos problemas humanos e encontrar paz e felicidade duradouras, Buddha deu ensinamentos muito profundos, que devemos tomar como conselhos práticos.
Seus ensinamentos são conhecidos como “Dharma ou Dhamma”, que significa proteção suprema contra o sofrimento. O Dharma é um método efetivo para solucionar nossos problemas humanos. Para compreender isso, devemos primeiro analisar a verdadeira natureza dos problemas que enfrentamos e identificar suas causas.
Vejamos:
Problemas não existem fora da mente. A verdadeira natureza dos nossos problemas são as sensações desagradáveis, e essas sensações desagradáveis fazem parte da mente.
Todas as sensações desagradáveis tem origem nas aflições mentais (ou delusões) de apego e ignorância do agarramento ao si, conhecido também como auto apreço – essas são as causas principais dos nossos problemas.
Temos um forte apego por satisfazer nossos desejos e em nome disso trabalhamos incansavelmente ao longo da vida, experienciando muitas dificuldades e problemas. Quando nossos desejos não são satisfeitos, ficamos infelizes e deprimidos, o que frequentemente nos leva a sentir raiva e a criar mais problemas, tanto para nós quanto para os outros.
Podemos compreender isso observando nossa própria experiência.
Quando perdemos nossos amigos... ou o trabalho... nossa reputação etc.., experienciamos dor e muitas dificuldades devido ao forte apego que sentimos por essas coisas. Não fosse pelo apego, não haveria nenhum motivo para sofrer ou ter problemas ao perdê-las.
Mas porque temos forte apego por nossas visões, ou opiniões, quando alguém nos contraria surge imediatamente dentro de nós o problema das sensações desagradáveis. Isso nos faz sentir raiva e, com raiva, discutimos e brigamos com os outros, criando, assim, mais dificuldades.
Observamos, também, que muitos outros problemas também se originam do apego que as pessoas nutrem por suas opiniões religiosas.
Em vidas anteriores, devido ao apego pela satisfação dos nossos desejos, cometemos inúmeras ações que prejudicaram outros seres vivos. Como resultado dessas ações, experienciamos agora numerosos problemas e sofrimentos.
Ao contemplarmos os ensinamentos contidos no Dharma, veremos porque nosso apego... nossa raiva... e especialmente a ignorância do agarramento ao si (o auto apreço) são as causas de todos os problemas e sofrimentos que enfrentamos. Compreenderemos definitivamente que, se não controlarmos nossas aflições mentais não poderemos solucionar nossos problemas humanos.
O Dharma é um método para controlar nossas aflições mentais, ou seja, nossa raiva... nosso apego... nosso ciúme... a ignorância do agarramento ao em si... Buddha dizia que se aplicarmos o Dharma no dia a dia, mas com sinceridade, sem dúvida resolveremos nossos problemas e encontraremos o verdadeiro significado da vida.
ESCUTA / ENSINAMENTOS (1)
Nossos problemas surgem somente quando temos sensações desagradáveis
COMPREENSÃO / REFLEXÃO (2)
Nossos problemas estão dentro de nós.
A verdadeira natureza dos nossos problemas são nossas sensações, que, por sua vez, fazem parte da nossa mente.
Todos os nossos problemas – as sensações desagradáveis – provém das aflições de apego e da ignorância do auto apreço.
As pessoas acham que são livres, mas não são. Quando vem a raiva, elas estão completamente aprisionadas na obediência a raiva; quando vem o orgulho, as pessoas ficam totalmente aprisionadas, por anos, movidas pelo apego.
Hoje, nós achamos que somos livres, mas não somos. A verdadeira liberdade passa pelo auto conhecimento e auto aperfeiçoamento.
Se eu não reduzir o meu hábito de repetir um comportamento que me leva a reagir de forma prejudicial aos outros, continuarei a gerar sofrimento para mim mesmo e para os outros.
Se eu entendo que isso tem consequência, por que eu faço?
FAMILIARIZAÇÃO / MEDITAÇÃO (3)
Compreendendo isso, medite na “determinação” de parar de reagir aos desafios da vida instantaneamente, sem pensar até que você “possa sentir” espontaneamente que é capaz de expandir sua mente e se tornar uma pessoa pura o suficiente para beneficiar várias pessoas, e não gerar mais sofrimento.
Assim que essa sensação surgir, procure reter a essência desse ensinamento em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos, e desenvolva a firme determinação de se tornar uma pessoa melhor.
Seus ensinamentos são conhecidos como “Dharma ou Dhamma”, que significa proteção suprema contra o sofrimento. O Dharma é um método efetivo para solucionar nossos problemas humanos. Para compreender isso, devemos primeiro analisar a verdadeira natureza dos problemas que enfrentamos e identificar suas causas.
Vejamos:
Problemas não existem fora da mente. A verdadeira natureza dos nossos problemas são as sensações desagradáveis, e essas sensações desagradáveis fazem parte da mente.
Todas as sensações desagradáveis tem origem nas aflições mentais (ou delusões) de apego e ignorância do agarramento ao si, conhecido também como auto apreço – essas são as causas principais dos nossos problemas.
Temos um forte apego por satisfazer nossos desejos e em nome disso trabalhamos incansavelmente ao longo da vida, experienciando muitas dificuldades e problemas. Quando nossos desejos não são satisfeitos, ficamos infelizes e deprimidos, o que frequentemente nos leva a sentir raiva e a criar mais problemas, tanto para nós quanto para os outros.
Podemos compreender isso observando nossa própria experiência.
Quando perdemos nossos amigos... ou o trabalho... nossa reputação etc.., experienciamos dor e muitas dificuldades devido ao forte apego que sentimos por essas coisas. Não fosse pelo apego, não haveria nenhum motivo para sofrer ou ter problemas ao perdê-las.
Mas porque temos forte apego por nossas visões, ou opiniões, quando alguém nos contraria surge imediatamente dentro de nós o problema das sensações desagradáveis. Isso nos faz sentir raiva e, com raiva, discutimos e brigamos com os outros, criando, assim, mais dificuldades.
Observamos, também, que muitos outros problemas também se originam do apego que as pessoas nutrem por suas opiniões religiosas.
Em vidas anteriores, devido ao apego pela satisfação dos nossos desejos, cometemos inúmeras ações que prejudicaram outros seres vivos. Como resultado dessas ações, experienciamos agora numerosos problemas e sofrimentos.
Ao contemplarmos os ensinamentos contidos no Dharma, veremos porque nosso apego... nossa raiva... e especialmente a ignorância do agarramento ao si (o auto apreço) são as causas de todos os problemas e sofrimentos que enfrentamos. Compreenderemos definitivamente que, se não controlarmos nossas aflições mentais não poderemos solucionar nossos problemas humanos.
O Dharma é um método para controlar nossas aflições mentais, ou seja, nossa raiva... nosso apego... nosso ciúme... a ignorância do agarramento ao em si... Buddha dizia que se aplicarmos o Dharma no dia a dia, mas com sinceridade, sem dúvida resolveremos nossos problemas e encontraremos o verdadeiro significado da vida.
MEDITAÇÃO (ESCUTA, COMPREENSÃO e FAMILIARIDADE)
Nossos problemas surgem somente quando temos sensações desagradáveis
COMPREENSÃO / REFLEXÃO (2)
Nossos problemas estão dentro de nós.
A verdadeira natureza dos nossos problemas são nossas sensações, que, por sua vez, fazem parte da nossa mente.
Todos os nossos problemas – as sensações desagradáveis – provém das aflições de apego e da ignorância do auto apreço.
As pessoas acham que são livres, mas não são. Quando vem a raiva, elas estão completamente aprisionadas na obediência a raiva; quando vem o orgulho, as pessoas ficam totalmente aprisionadas, por anos, movidas pelo apego.
Hoje, nós achamos que somos livres, mas não somos. A verdadeira liberdade passa pelo auto conhecimento e auto aperfeiçoamento.
Se eu não reduzir o meu hábito de repetir um comportamento que me leva a reagir de forma prejudicial aos outros, continuarei a gerar sofrimento para mim mesmo e para os outros.
Se eu entendo que isso tem consequência, por que eu faço?
FAMILIARIZAÇÃO / MEDITAÇÃO (3)
Compreendendo isso, medite na “determinação” de parar de reagir aos desafios da vida instantaneamente, sem pensar até que você “possa sentir” espontaneamente que é capaz de expandir sua mente e se tornar uma pessoa pura o suficiente para beneficiar várias pessoas, e não gerar mais sofrimento.
Assim que essa sensação surgir, procure reter a essência desse ensinamento em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos, e desenvolva a firme determinação de se tornar uma pessoa melhor.
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