Capítulo 6 - O Sábio (Panditavagga)


Verso 76
Como aquele que mostra um tesouro,
É sábia a pessoa
Que vê suas faltas e as assinala (que te reprova os erros).
Aproxima-te desse sábio.
Boa vontade, não má vontade,
Brotará do convívio.

Verso 77
Que alguém assim te aconselhe, te instrua
E te modere o comportamento.
Pessoas assim agradam os sábios,
Mas desagradam aos maus.

Verso 78
Não faças maus amigos (que praticam o mal),
Não convivas com gente inferior.
Faça amigos virtuosos,
Convive com as melhores pessoas.

Verso 79
Aquele que bebe do Dharma
Dorme tranquilo, com mente lúcida.
O sábio sempre se deleita no Dharma,
Ensinado pelas pessoas nobres (Buddhas).

Verso 80
Aguadeiros (que abrem canais) carregam água,
Flecheiros fabricam flechas,
Carpinteiros trabalham madeira;
Sábios domam-se a si mesmos (controlam a própria mente).

Verso 81
Assim como uma massa sólida de rocha
Não é movida pelo vento (abalada pela tempestade),
Assim o sábio não se curva (se mantém inabalável)
Ao elogio ou à censura.

Verso 82
Assim como um lago profundo
Permanece translúcido (límpido) e sereno (calmo),
Assim o sábio é claro
Por ter ouvido o Dharma.

Verso 83
As pessoas virtuosas permanecem calmas,
Sem se incomodar com prazeres e desejos.
Tocado pela felicidade e depois pelo sofrimento,
O sábio não se mostra nem jubiloso nem deprimido (a dor e a alegria não o alteram).

Verso 84
Aquele que não busca sucesso por meios imorais,
Nem por si,
Nem pelos outros,
Não quer filhos, riqueza ou poder,
É pessoa de virtude, percepção e verdade.

Verso 85
Poucos são aqueles
Que alcançam a margem oposta (Nirvana / Suprema Paz).
Muitos são aqueles
Que ficam vagueando numa margem só.

Verso 86
Aqueles, porém, que vivem de acordo com o Dharma,
O Dharma corretamente ensinado,
Irão além do reino da morte (alcançam o Nirvana),
Tão difícil de atravessar.

Verso 87-88
Ali busca o deleite,
Renunciando aos desejos sensuais (vida mundana),
E nada possuindo.
O sábio deve purificar-se
Daquilo que corrompe a mente (livra-se dos desejos e prazeres e vai de encontro a Realização Suprema).

Verso 89
Cultivam a fundo os Passos do Despertar (todos os graus do Conhecimento)
Rompem os vínculos,
Gozam o desapego e,
Eliminando as toxinas,
Tornam-se luminosos
E completamente livres nesta vida (atingem o Nirvana / Suprema Paz).

Graus do Conhecimento da completa Compreensão (Iluminação) - Sambodhlangam

I- Os quatro fatores relativos à plena atenção (Vigilância): (1) kaya - do corpo; (2) vedana - das sensações; (3) citta - da mente; (4) Dhamma - da Doutrina.

II- Os quatro Supremos Esforços: (1) acusala - esforço de evitar o mal (estados negativos de consciência: ódio, tristeza, sensualidade etc.); (2) esforço de superar o mal existente na mente; (3) esforço de fazer surgir o bem (estados saudáveis e benéficos da mente) ainda não realizado; (4) manter e desenvolver, até a perfeição, o bem que já está presente.

III- Os quatro caminhos do aperfeiçoamento: (1) volição; (2) esforço-energia; (3) mente; (4) sabedoria.

IV- As cinco faculdades mentais - Indrya: (1) saddha - confiança; (2) viriya - energia; (3) sati - plena atenção; (4) samadhi - concentração; (5) pannã - sabedoria.

V- Os cinco poderes - Bala: têm os mesmos significados das faculdades mentais.

VI- Os sete fatores da Iluminação - Bojjhanga ou Bodhianga: (1) sati - plena atenção; (2) Dhammavicaya - investigação do Dhamma; (3) viriya - energia; (4) piti - alegria (êxtase); (5) passaddhi - serenidade; (6) samadhi - concentração; (7) upekkha - equaniidade.

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