Goraksha Shataka - Introdução
Goraksha Shataka (ou Goraksha Shatakam), "Os cem versos de Goraksha", é um dos quatro textos fundamentais do Hatha Yoga. os outros três são o Hatha Yoga Pradipika, o Gheranda Samhita e o Shiva Samhita. Talvez o primeiro trabalho de Goraksha nesse ramo da tradição do Yoga seja o texto intitulado Hatha-Yoga. Infelizmente, não está mais disponível, embora algumas de suas estrofes possam ter sobrevivido em outras obras (os textos existentes do Hatha-Yoga compartilham muitas estrofes entre si). Além do Goraksha-Shataka que é um fragmento do antigo trabalho ele escreveu: o Goraksha-Saṃhita, também conhecido como Goraksha-Paddhati ("Trilha de Goraksha"); o Hatha-Dípikâ ("A luz do Hatha"), sobre o qual nada é conhecido; o Jnana-Amrita (“Néctar da Sabedoria”), uma obra que trata dos deveres sagrados de um hatha-yogin; o Amanaska-Yoga (Yoga trans-mental), que tem 211 estrofes; o Amaraugha-Prabodha ("Entendendo o Dilúvio Imortal"), um trabalho de 74 estrofes que define Mantra, Laya, Râja e Hatha-Yoga e fala do bindu e do nada como os dois grandes remédios presentes em cada corpo humano que pode salvar o yogin da morte; e o Yoga-Mârtanda (“Sol do Yoga”), que tem 176 estrofes, muitas das quais são similares àquelas encontradas no Hatha-Yoga-Pradipika.
O Yogin Gorakhnath (ou Goraksanath, viveu provavelmente no Início do séc. Xl) foi um Yogin e santo hindu fundador da tradição Nath. Ele é considerado um dos dois mais notáveis discípulos de Matsyendranath. Seus seguidores são encontrados na Índia, no local conhecido como Garbhagiri, que fica em Ahmednagar, no estado de Maharashtra. Esses seguidores são chamados Yogins, Gorakhnathi, Darshani ou Kanphata.
Os detalhes de sua biografia são desconhecidos ou contestados. Ele era um dos nove santos também conhecido como Navnath e é muito popular em Maharashtra, na Índia. Os Historiadores afirmam que Gorakhnath viveu em algum momento durante a primeira metade do segundo milênio DC, mas eles discordam em qual século. Baseando-se na arqueologia e em vários textos, Briggs estima entre os séculos Xll e XV, e Grierson no século XIV. Sua influência é encontrada nas numerosas referências a ele na poesia de Kabir (séc. XV) e do Guru Nanak (1469 – 1539), que o descrevem como um líder muito poderoso com um grande número de seguidores, sugerindo que ele provavelmente viveu na época em que esses líderes espirituais viveram na Índia.
Textos históricos sugerem que Gorakhnath era originalmente um budista em uma região influenciada pelo Shivaismo, e ele se converteu ao hinduísmo defendendo Shiva e o Yoga. Gorakhnath levou uma vida como um defensor apaixonado das idéias de Kumarila e de Adi Shankara que defendiam a interpretação Advaita do Yoga e do Vedanta. Gorakhnath considerou a controvérsia entre o dualismo e o não-dualismo das teorias espirituais na Índia medieval como inútil do ponto de vista da prática, ele enfatizou que a escolha é do yogin, que a disciplina espiritual e a prática de qualquer caminho leva ao "samadhi, afirma Banerjea.
Segundo Dr. Oliver Hahn: "O Hatha Yoga tem três raízes: Ayurveda: Hatha Yoga como um sistema de formação para a saúde: prevenção, manutenção da saúde, cura de doenças. Kundalini Yoga: Hatha Yoga como um sistema de exercícios para o aumento do prana (energia vital), purificação dos nadis (canais de energia sutis), ativação dos chakras (centros de energia), despertar da kundalini, atingir níveis mais elevados de consciência para a iluminação (libertação). Raja Yoga: Hatha Yoga como exercícios psicofisiológicos para controlar a mente.
Enquanto o mais famoso texto de Hatha Yoga, o Hatha Yoga Pradipika de Svatmarama, contempla todas as três raízes do Hatha Yoga envolvendo o Shiva Samhita e até mesmo a filosofia Vedanta integrada, o Goraksha Shataka foi desenvolvido exclusivamente com base no Kundalini Yoga.
Goraksha descreve os chakras, Nadis, Vayus e Kundalini com muito mais precisão do que Svatmarama. Com base nessa fina fisiologia, ele descreve poucos asanas, alguns mudras, bandhas e pranayamas. Acima de tudo, ele descreve meditações sobre os elementos (tattvas) e os chakras, que resultam em samadhi. Pode-se dizer que o Goraksha Shataka é um curso sistemático de Kundalini Yoga que leva à iluminação, sem mencionar os efeitos para a saúde e a filosofia Vedanta. Mesmo a recomendação obrigatória de ética e estilo de vida dos Yamas e Niyamas é completamente ignorada - presumivelmente porque Goraksha requer seu conhecimento".
Esta versão foi recuperada por Swami Kuvalayananda e S. A. Shukla (Lonavla: Kaivalya Dham). Outra edição deste texto foi publicada por George Weston Briggs em seu Gorakhnath and the Kanphata Yogis (1939), que apresenta diferenças significativas.
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