Investigue sua própria experiência

O Lama Yeshe diz, que todos as manhãs você verifica se tem comida na cozinha, confere as coisas no trabalho e, à noite, talvez assista a um filme. Em algum momento do dia você verifica a sua mente? Investigar a própria mente é de importância fundamental no processo de transformação pessoal.

Você alguma vez verificou o seu próprio potencial para gerar sofrimento para si mesmo? Observar como a mente opera; observar profundamente seus impulsos psicológicos irá permitir a você desenvolver satisfação e alegria duradouras.

O Lama vai dizer que se eu te disser que você vive apenas para o chocolate e o sorvete, você pode pensar que eu sou louco. Não! Não! você está enganado, diria a sua mente arrogante. No entanto, olhe profundamente para o seu propósito de vida. Por que você está aqui? Para ser famoso? Para acumular posses? Para ser atraente para os outros? Observe a si mesmo... Com um exame minucioso, você percebe que afirmar que você dedica a sua vida a chocolate e sorvete pode não estar tão longe da verdade, e isso anula completamente a importância de você ter nascido na forma humana.

Afinal, pássaros e cães têm objetivos semelhantes: obter mais do que gostam e menos do que não gostam. Mas as suas metas de vida não deveriam ser superiores às de galinhas e cães?

Se alguém lhe aplicasse golpes e pancadas diariamente e você jamais reagisse, seus amigos pensariam que você é uma espécie de bobo. Mas é assim que somos em relação a sermos agredidos pelo ego e pelo apego; eles nos espancam dia e noite, mês após mês, ano após ano, e nada fazemos. Analisando profundamente, percebemos que somos realmente tolos frente a isso.

Precisamos estar atentos ao modo como nossa mente está operando. Quando surgir um problema, não reage, mas observe como que isso se tornou um problema. Que tipo de mente transformou isso em problema? Que tipo de mente tem certeza que isso é um problema? - Uma mente de raiva? Uma mente de apego? Uma mente de ciúme? Uma mente impaciente, intolerante?


MEDITAÇÃO (ESCUTA, COMPREENSÃO e FAMILIARIDADE)

ESCUTA / ENSINAMENTO
Quando você observa corretamente como sua mente está operando, você para de culpar os outros por seus problemas.


COMPREENSÃO / REFLEXÃO
O mestre explica que quando um pensamento surge em nossa mente, imediatamente (nós) seguimos essa ideia e passamos a agir de acordo com ela. Em seguida, outra ideia vem; saltamos para esta outra ideia e agimos de outro modo.
A essa engrenagem nós chamamos “ser controlado pela reatividade”, não pela observação.

Para chegar ao topo de um prédio com rapidez, é preciso um elevador poderoso, movido a energia elétrica. Para chegar à tranquilidade do seu espaço interior, você precisa de sabedoria e método.


FAMILIARIDADE / MEDITAÇÃO
Nos próximos minutos, quando surgir um pensamento, em vez de se distrair se ocupando ou esperando que a sensação desapareça, relaxe, e observe o que a mente está fazendo. Observe o que quer que surja em sua mente e deixe passar, não retenha nada; não se envolva emocionalmente com qualquer pensamento.
Olhando profundamente dentro, com introspecção, a mente inquieta e perturbada irá se dissolver.

Assim que essa sensação de ESPAÇO e SILÊNCIO surgir, procure retê-la em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário