Respiração: uma ponte para o universo

A mente é um mecanismo de desejo... A mente está sempre no desejo, sempre procurando alguma coisa, pedindo por algo. E o objeto do desejo está sempre no futuro, por isso, a mente não está, de forma alguma, interessada no presente. Neste exato momento, aqui e agora, a mente não pode se mover. A mente precisa do futuro para se mover. Ela pode se mover no passado; ela pode se mover no futuro, mas ela não pode se mover no presente - não existe espaço.

O seu autêntico coração compassivo está sempre no presente e a mente está sempre no futuro ou no passado. Assim, não existe encontro entre a mente e a sua verdadeira natureza (Autêntico Ser).

Todas as nossas técnicas que utilzamos estão simplesmente conduzindo a mente do futuro, ou do passado, para o presente, pois aquilo que você está procurando já está aqui.
E de repente, você encontrará a si mesmo no presente. E quando a mente chega ao presente, ela para, ela não existe mais. Exatamente agora, se você está presente no momento presente, os pensamentos cessam porque eles não podem se mover. O presente não tem espaço para a mente se mover; você não pode pensar. E nesse estado você atinge a não mente.

Assim, a verdadeira questão é como estar aqui e agora. Então, vamos entender alguma coisa sobre a respiração: Nós estamos respirando continuamente, desde o nascimento até o momento da morte. Tudo muda entre esses dois pontos (nascimento e morte). Tudo muda, nada permanece o mesmo, somente a respiração será um fluxo constante entre o nascimento e a morte.

Perceba... A criança se tornará um jovem; o jovem se tornará velho. Ele ficará enfermo, seu corpo se tornará feio, doente, todas as coisas mudarão. Ele ficará feliz, infeliz, em sofrimento... tudo continuará mudando o tempo todo. Mas o que quer que aconteça entre esses dois pontos – vida e morte -, a pessoa continuará a respirar. Seja feliz ou infeliz, jovem ou velho, com sucesso ou sem sucesso, você continuará respirando...
A respiração é um mecanismo da vida e a vida está profundamente relacionada com a respiração.

Sua respiração é a ponte entre você e seu corpo. Constantemente a respiração está ligando você ao seu corpo. Não somente a respiração é uma ponte para o seu corpo, ela também é uma ponte entre você e o universo.
Respirar, consequentemente, torna-se muito significativo. Se você puder fazer alguma coisa com a respiração, você de repente, voltará para o presente. Se você puder fazer alguma coisa com a respiração, você alcançará a fonte da vida, poderá transcender tempo e espaço.

Então observe a sua respiração com Plena Atenção...

A respiração tem dois pontos. Um deles é quando ela toca o corpo, e o outro é quando ela toca o seu coração compassivo (a sua verdadeira natureza) - aquilo que transcende o corpo.
Nós conhecemos apenas uma parte da respiração – quando ela se move para dentro do corpo. Esse ponto nós conhecemos.
Mas ela está se movendo do corpo para o não corpo, do não corpo para o corpo. Nós não conhecemos esse outro ponto. E se você se torna consciente do outro ponto, da outra parte da ponte, de repente, você será transformado, e levado para dentro de uma nova dimensão.

Os Pranayamas tentam sistematizar a respiração. Se você sistematizar a sua respiração, sua saúde aumentará, se você conhecer os segredos da sua respiração, sua vida se tornará mais longa, você terá mais vitalidade, será mais jovem, mais vivo.
Mas nós utilizamos a respiração apenas como uma técnica para se voltar para dentro. A pessoa não tem que praticar um estilo especial de respiração, ou um ritmo especial de respiração, não! A pessoa tem que tomar a respiração como ela é. A pessoa tem apenas que se tornar consciente de certos pontos na respiração.

Existem certos pontos, mas nós não estamos conscientes deles. Nós nascemos respirando e nós morremos respirando – mas nós não estamos conscientes de certos pontos.
O homem já foi a lua, mas ainda não descobriu as partes mais próximas de sua vida.
Existem certos pontos em sua respiração e esses pontos são as portas – as portas mais próximas de você, pelas quais você pode entrar em um mundo diferente- um vazio luminoso; portas pelas quais você pode se conectar com seu autêntico coração compassivo, pode experienciar a Plena Consciência. Mas essas portas são muito sutis.


MEDITAÇÃO (ESCUTA, COMPREENSÃO e FAMILIARIDADE)

ESCUTA / ENSINAMENTO
Meditação significa paz, vazio.

COMPREENSÃO / REFLEXÃO
Este vazio está lá, mas está oculto pelo fluxo de pensamentos. Conforme os pensamentos cessam, a paz surge.
Parece difícil livrar-se dos pensamentos, mas é muito simples. A mente parece muito inquieta, mas pode se acalmar facilmente.
A chave para esta transcendência é testemunhar. Você tem de ser a testemunha, um observador da mente. Você tem de observar, somente observar.
No momento em que a testemunha se instala, nesse preciso momento você se torna livre de pensamentos.
Isto por sua vez abre as portas do êxtase e então esse mundo mesmo se transforma num mundo totalmente novo.
Continue a meditar... Os resultados virão devagar, você não tem de se preocupar com isso, eles certamente chegarão.

FAMILIARIDADE / MEDITAÇÃO
Nos próximos minutos
Observe o intervalo entre as duas respirações
Depois que a respiração entrar e exatamente antes de voltar pra fora – o benefício.

Esteja alerta entre esses dois pontos.
Quando uma respiração entra; então, existe um certo ponto e a respiração para. Então a respiração sai. Quando a respiração sai, então, novamente por um simples momento, a respiração para. Então a respiração entra.

Se você puder sentir o intervalo, então nada mais é necessário. Você é abençoado, você conheceu.

Mas lembre-se: você não está treinando a respiração. Deixe a respiração exatamente como ela é. Por que uma técnica tão simples para entrar em contato com o seu autêntico coração compassivo? 

De repente você chegará ao ponto; ele já está aí. Tudo já está aí. Tudo, exceto uma certa consciência. A respiração entra – você entra. Somente então será possível pegar o ponto que está entre as duas respirações. Isso não será fácil. Mova-se para dentro com a respiração, depois mova-se para fora com a respiração: para dentro, para fora; para dentro, para fora.

Buddha, particularmente, usou este método. Ele é conhecido como Anapanasati. A iluminação de Buddha foi baseada nesse método – somente nele.

Assim que essa sensação surgir, procure retê-la em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos.

Ao terminar...
Tentamos levar esse “sentimento; sensação” conosco durante o intervalo entre as meditações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário