Preciosa vida humana

Muitas vezes você se sente cansado, estressado, desanimado e resolve esse desconforto ingerindo algum remédio – ou pra dormir, ou pra se manter acordado ou para relaxar.
Mas quando você começa a entender a riqueza e a diversidade da prática do Dharma, você percebe que mesmo cansado, estressado ou deprimido, ainda assim você pode praticar o Dharma e transformar qualquer situação em uma fonte de satisfação e felicidade.

O Dharma é como um remédio; ele foi desenvolvido como auxílio para abandonar comportamentos e atitudes habituais que prejudicam a capacidade da mente de se curar.
O Treinamento da Mente é a essência do Dharma, uma fonte (precisa de métodos) para se alcançar a felicidade verdadeira (duradoura), independentemente das circunstâncias externas.

E o mestre vai dizer:
Primeiro treine nas preliminares!
As preliminares são quatro meditações discursivas tradicionais chamadas “os quatro pensamentos que transformam a mente”. O estudo e a prática desses textos faz com que a mente se volte na direção das suas aspirações mais elevadas como indivíduo. Essas meditações são uma maneira muito prática de integrar os ensinamentos (Dharma) à vida cotidiana.

PRECIOSA VIDA HUMANA
O primeiro dos quatro pensamentos que transformam a mente é: A vida humana é rara e preciosa.

O mestre vai dizer que:
Algumas pessoas vivem situações em que cada respiração é empregada para encontrar comida, ou manter-se aquecido ou esquivar-se de bombas. Se você mora em uma área de peste, fome ou guerra, você não tem tempo para respirar o presente; não tem tempo para cultivar um bom coração – o desejo sincero de que todos os seres se libertem do sofrimento. Você está na luta pela sobrevivência.

Nós podemos dizer que ter tempo livre é uma grande oportunidade para nos dedicarmos a uma prática espiritual. E esta vida humana que temos é preciosa porque nos dá a oportunidade de eliminarmos as fontes de sofrimento dentro de nosso próprio ser; essa vida humana preciosa nos dá a oportunidade de transformar a nossa mente para que, independentemente das circunstâncias externas, nunca mais precisemos sofrer em razão de aflições mentais.

É dito na tradição budista que uma pessoa que é continuamente motivada a ajudar os demais seres a alcançar o despertar espiritual, olha para todos os seres como uma mãe olha para seu filho. Quando a criança está ferida, a mãe sente compaixão e sofre.

E como o objetivo do Dharma é aliviar o sofrimento, um velho monge explica:
O primeiro estágio da compaixão é a empatia – essa capacidade de se colocar no lugar do outro, pensar da forma como ele está pensando, e sentir o que ele está sentindo.
É claro que com a empatia vem o sofrimento, porque sair do próprio umbigo e olhar ao redor (na esquina de casa, no sinal, ou mesmo saber que tantas pessoas passam fome e são vítimas de violência, de racismo e de outros preconceitos), causa um grande desconforto.
Mas é justamente esse sofrimento que se sente em razão da empatia, que se torna combustível para o fogo da compaixão. A empatia combinada com o poder do coração, acende o fogo da compaixão. E o poder da compaixão está além do sofrimento pessoal e foca as soluções, foca naquilo que precisa e no que “eu posso fazer para ajudar”.

O velho monge explicou que quando a compaixão surge, o sofrimento é transcendido e a pessoa se concentra em como ser útil.
O sofrimento é o combustível da compaixão, não o resultado.

Para finalizar, o mestre diz que
A sabedoria acumulada por séculos de prática do Dharma afirma que com essa preciosa vida humana nós temos uma profunda e misteriosa capacidade de compaixão – uma profunda capacidade de ajudar os outros a... se não se libertarem, pelo menos a amenizarem o seu sofrimento.


MEDITAÇÃO (ESCUTA, COMPREENSÃO e FAMILIARIDADE)

ESCUTA / ENSINAMENTO
A preciosidade da vida humana é dispor de tempo e circunstâncias favoráveis para cumprir o nosso anseio eterno.


COMPREENSÃO / REFLEXÃO
O Treinamento da Mente em Sete Pontos nos aconselha a reconhecer, logo no início, nossa oportunidade e o nosso potencial.
Então, seja determinado, não se desvie!
Nesta vida humana, você tem uma rara oportunidade para satisfazer seu anseio eterno de encontrar felicidade verdadeira.

Lama Yeshe, um grande mestre budista, costumava contar aos estudantes ocidentais: “Vocês são como mendigos vivendo em um barraco, mas ignorando sua pobreza. Enquanto isso, logo abaixo do chão sujo, existe um tesouro de valor incomensurável. Para encontrá-lo, você só precisa tirar a poeira”.
O tesouro está realmente dentro de sua mente e seu coração. Professores, tradições e técnicas, todos têm o único propósito de ajudar a revelar o que já está aí dentro de você. Se você acredita que a felicidade está fora, você não compreendeu o ponto mais importante.
O Dharma consiste em métodos para revelar o que já está dentro de você.


FAMILIARIDADE / MEDITAÇÃO
Nos próximos minutos...
Respirando de forma lenta e suave...
Deslize sua atenção para dentro do seu coração...
Deixe que seus pensamentos, sonhos e desejos se dissolvam e, no mais puro silêncio, permita que seu ser mais íntimo revele o que já está dentro de você.
Sinta sua essência, pura e infinita, se expandindo por todas as partes do corpo... transbordando em todas as direções.
Sinta o amor, sinta a beleza de sua verdadeira natureza se manifestando aqui e agora.

Assim que essa sensação surgir, procure retê-la em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos.

Ao terminar...
Tentamos levar esse “sentimento; sensação” conosco durante o intervalo entre as meditações.

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