20 - O Caminho (MAGGAVAGGA)


Versos 273-275
O melhor caminho é o [Caminho] Óctuplo;
A melhor verdade são as Quatro [Verdades Nobres].
O melhor dos estados é a impassibilidade (estado liberto das paixões)
E o melhor entre deuses e humanos
É aquele que tem olhos para ver.

* Caminho Óctuplo:
1) palavra correta; 2) ação correta; 3) meio de vida correto; 4) esforço correto; 5) plena atenção correta; 6) concentração correta; 7) pensamento correto; 8) compreensão correta.

Esse é o caminho
Não há outro que conduza à purificação da mente
Segue-o
E confundirás Mara.
Segue-o
E porás fim ao sofrimento.
Descobri este caminho quando descobri as raízes do sofrimento.

Verso 276
Cabe a ti fazer o esforço necessário;
Os tathagatas (epíteto de Buddha que significa Grande Ser) só te dão as instruções.
Seguindo o caminho, os que se absorvem na meditação
Se verão livres dos laços de Mara

Verso 277
"Todas as coisas criadas (condicionadas) são impermanentes (Anicca)".
Vendo isso com clareza,
A pessoa vive em paz no mundo do sofrimento.
Esse é o caminho da pureza (purificação).

Verso 278
"Todas as coisas criadas são dolorosas" (Dukkha).
Vendo isso com clareza,
A pessoa vive em paz no mundo do sofrimento.
Esse é o caminho da pureza (purificação).

Verso 279
"Todas as coisas são não eu" (Anatta).
Vendo isso com clareza,
A pessoa vive em paz no mundo do sofrimento.
Esse é o caminho da pureza (purificação).

Verso 280
Inativa quando deveria ser ativa,
Preguiçosa [embora] jovem e forte,
Insegura nas decisões,
Uma pessoa assim indolente e letárgica
Não encontra o caminho da percepção.

Verso 281
Cuidadoso ao falar e contido ao pensar,
abstendo-se de maus atos com teu corpo.
Purifica esses três cursos de ação,
Segue o caminho ensinado pelos sábios.

Verso 282
A sabedoria brota da prática da meditação [espiritual];
Sem a prática, ela degenera (e desenvolve-se a ignorância).
Ciente desse caminho de mão dupla para o ganho e a perda,
Escolha o caminho em que se desenvolve [desperta o interesse] a sabedoria.

Verso 283
Abate a floresta [do desejo], essas árvores [irreais].
Da floresta [do desejo] nasce o medo.
Após abater a floresta e o mato rasteiro,
Ó monges (Bikkhus), ficai desmatados [do desejo] / vencerais as paixões.

Verso 284
Enquanto a mais insignificante moita do desejo (sexual)
Entre o homem e a mulher não for cortada,
A mente continuará presa
Como o bezerro à teta da mãe.

Verso 285
Elimina o apego ao eu
Como se esmagasses um lírio de outono na mão.
Cultiva o caminho da paz,
O Nirvana ensinado pelo Buddha.

Verso 286-287
"Aqui viverei durante a estação chuvosa,
Durante o inverno e o verão".
Assim raciocina o insensato (imprudente) 
Sem refletir na impermanência da existência, é tragado pela morte
Como a aldeia sonolenta pela inundação.

Verso 288-289
Filhos, pais e parentes
Não são refúgio (uma proteção).
Para quem está nas garras da morte,
Os parentes não são uma proteção.
Ciente disso,
A pessoa sábia, retida pela virtude,
Deve logo abrir caminho
Para o NIrvana.

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