Pensamentos errantes

Sutra
O tolo dorme como se já estivesse morto,
Mas o mestre está acordado e vive para sempre
Ele observa. Ele tem clareza.

Esse sutra nos mostra que a consciência é eterna, não conhece a morte. Somente a inconsciência morre. Assim, se você continuar inconsciente, adormecido, terá de morrer novamente. Se você quiser sair de todo esse sofrimento de nascer e morrer repetidamente, se você quiser sair da roda de nascimento e morte, terá de ficar absolutamente alerta. Você terá que alcançar pontos cada vez mais altos dentro da consciência.

E essas coisas não são para serem aceitas em termos intelectuais; essas coisas têm de ser experienciais, essas coisas têm de se tornar existenciais. Eu não estou dizendo para se convencer do ponto de vista filosófico, porque as convicções filosóficas não trazem nada, nenhuma colheita. A verdadeira colheita vem somente quando você faz um grande esforço para acordar a si mesmo.

Mas esses mapas intelectuais podem criar um desejo, um anseio profundo em você; podem torna-lo ciente do potencial, do que é possível. Podem torna-lo ciente de que você não é o que aparenta ser – você é muito mais.

O tolo dorme como se já estivesse morto
Mas o mestre está acordado e vive para sempre.
Ele observa.
Ele tem clareza.

Afirmações simples e belas. A verdade é sempre simples e bela. Basta ver a simplicidade dessas duas afirmações. Mas quanto elas contêm! – palavras dentro de palavras, infinitas palavras. Ele observa. Ele tem clareza.

A única coisa que tem de ser aprendida é a observação. Observe!
Observe cada ato seu. Observe cada pensamento que passa em sua mente. Observe cada desejo que toma posse de você. Observe cada pequeno gesto – andando... falando... comendo... tomando banho. Continue observando tudo. Deixe tudo se tornar uma oportunidade para observar.


MEDITAÇÃO (ESCUTA, COMPREENSÃO e FAMILIARIDADE)

ESCUTA / ENSINAMENTO
O tolo dorme como se já estivesse morto,
Mas o mestre está acordado e vive para sempre
Ele observa. Ele tem clareza.

COMPREENSÃO / REFLEXÃO
Deixe tudo se tornar uma oportunidade para observar...
E quando você observa surge uma clareza. Por que a clareza surge da observação? Porque quanto mais observador você se torna, mais toda a sua pressa diminui. E você fica mais gracioso...
À medida que você observa, a sua mente tagarela começa a falar menos, porque a energia que se tornava tagarelice começa a mudar e a se transformar em observação.

FAMILIARIDADE / MEDITAÇÃO
Compreendendo isso, procure relaxar no momento presente... Observe a sua respiração natural - suave e tranquila -, e perceba que ao observar a mera respiração, momento a momento, sua mente se acalma, se aquieta... E você retorna ao momento presente... E, nesse estado, experimenta uma profunda paz...

Pratique continuamente essa meditação (com confiança e concentração) até que você “possa sentir” a sua mente como um lago silencioso, sem nenhuma ondulação...

Assim que essa sensação surgir, procure retê-la em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário