Regulamentação da Formação em Yoga

No Brasil, a profissão de Instrutor(a) de Yoga não é regulamentada por um órgão federal, o que significa que não existe um conselho ou entidade oficial responsável por controlar a formação ou o exercício profissional na área.

Por esse motivo, os cursos de formação em Yoga são classificados como cursos livres.


SOBRE CERTIFICAÇÃO

A formação em Yoga é considerada um curso livre, não sendo reconhecida pelo MEC como um curso de formação profissional de nível técnico ou superior.

Ainda assim, os cursos livres possuem respaldo legal e são amplamente utilizados em áreas como Yoga, terapias integrativas, artes, cultura e educação complementar.


CERTIFICADO DA ESCOLA DHAMMA VINAYA

O aluno que cumprir os requisitos de participação e aprovação recebe um certificado emitido pela Escola Dhamma Vinaya, atestando a conclusão do curso livre Formação em Instrutores(as) de Yoga, com carga horária total de até 200 horas.

Essa carga horária contempla:
  • aulas teóricas e práticas (atividades síncronas);
  • estudos, leituras, pesquisas e exercícios de aprendizagem (atividades assíncronas);
  • estágio de observação.
O certificado é emitido em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), com o Decreto Presidencial nº 5.154/04 e com a Deliberação nº 14/97 (Indicação 14/97).


CERTIFICADO DE OUVINTE

Caso o aluno não alcance a nota mínima exigida (7,0) ou opte por não realizar a avaliação prática — que consiste na apresentação e execução de um plano de aula — será emitido um certificado de ouvinte em aprofundamento na História, Literatura e Filosofia do Yoga.

Esse certificado reconhece a participação nos estudos, mas não habilita o aluno a ministrar aulas de Yoga em nome da Escola Dhamma Vinaya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário