Estamos muito empenhados em atingir metas. Sabemos para onde queremos ir, e ficamos bem determinados em chegar lá. Isso pode ser útil, mas geralmente nos esquecemos de nos divertir ao longo do caminho.
Tem uma palavra no Budismo que significa “ausência de desejo” ou “ausência de propósito”. A ideia é a de não colocar algo diante de você e sair correndo atrás daquilo, porque tudo está aqui, está aqui – dentro de você mesmo.
Enquanto praticamos a meditação andando, não tentamos chegar a lugar algum. Simplesmente damos passos em paz e felizes. Se continuarmos pensando no futuro, no que queremos realizar, nós vamos perder o passo.
E o mesmo acontece quando nos sentamos para meditar. Sentamos simplesmente para desfrutar aquela sessão; não nos sentamos para atingir um objetivo qualquer. Isso é muito importante. Cada instante que passamos sentados, meditando, nos traz a vida de volta, e devemos sentar de um modo que possamos apreciar o fato de estarmos sentados, e isso, durante todo tempo em que estivermos sentados.
Geralmente dizemos a nós mesmos: “Não fique aí sentado, faça alguma coisa!” Mas quando praticamos o estar conscientes, descobrimos algo incomum. Descobrimos que o oposto pode ser útil, então dizemos: “Não fique só fazendo alguma coisa, sente-se aí”! Pare um pouco! Desacelera!
De vez em quando é preciso parar para ver com clareza. No início, “parar” pode parecer como uma espécie de resistência à vida moderna, mas não é. Não é apenas uma reação; é um modo de vida.
A sobrevivência da humanidade depende da nossa capacidade de parar de correr. Nós temos mais de cinquenta mil bombas nucleares, mas não conseguimos parar de fabricar mais.
“Parar” não significa apenas interromper o negativo, não! Mas permitir que a cura positiva aconteça. Esse é o propósito da nossa prática – não evitar a vida, mas experimentar e demonstrar que é possível sim ter felicidade na vida, tanto agora como no futuro.
Comece simplesmente com o sentar-se quieto e relaxado, observando a respiração natural...
A energia flui suavemente nessa posição tradicional do sentar e, havendo tempo, todas as energias físicas e mentais se transformam numa sensação de cura.
À medida que diminui a velocidade dos pensamentos surge a harmonia interior, e aparece uma sensação de alívio e de segurança interior...
Enquanto permanecer nesta posição procure piscar o mínimo possível, relaxando a área em torno dos olhos e movendo sua atenção para dentro.
ESCUTA / ENSINAMENTO (1)
A condição básica para ser feliz é a nossa consciência de estar feliz
COMPREENSÃO / REFLEXÃO (2)
O alicerce da felicidade é a Atenção Plena. Se não estivermos conscientes que estamos felizes, não somos realmente felizes. Quando temos uma dor de dente, sabemos que não ter dor de dente é algo maravilhoso. Mas quando não estamos com dor de dente, mesmo assim, não estamos felizes.
Quando praticamos a Atenção Plena, passamos a valorizar esses momentos e aprendemos a protegê-los.
Ao cuidarmos bem do momento presente, nós cuidamos bem do futuro. Trabalhar pela paz no futuro significa trabalhar pela paz no momento presente.
FAMILIARIZAÇÃO / MEDITAÇÃO (3)
Olhe dentro, e encontre um ponto de perfeito repouso...
Você, então, volta sua atenção para o ar que entra e sai, que entra e sai...
A mente se aquieta, os movimentos cessam, e você, então, para de correr de um lado para o outro e, no momento presente, alcança um estado de profunda paz...
Trabalhar pela paz no futuro significa trabalhar pela paz no momento presente.
Assim que essa sensação de paz surgir, procure retê-la em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos.
Tem uma palavra no Budismo que significa “ausência de desejo” ou “ausência de propósito”. A ideia é a de não colocar algo diante de você e sair correndo atrás daquilo, porque tudo está aqui, está aqui – dentro de você mesmo.
Enquanto praticamos a meditação andando, não tentamos chegar a lugar algum. Simplesmente damos passos em paz e felizes. Se continuarmos pensando no futuro, no que queremos realizar, nós vamos perder o passo.
E o mesmo acontece quando nos sentamos para meditar. Sentamos simplesmente para desfrutar aquela sessão; não nos sentamos para atingir um objetivo qualquer. Isso é muito importante. Cada instante que passamos sentados, meditando, nos traz a vida de volta, e devemos sentar de um modo que possamos apreciar o fato de estarmos sentados, e isso, durante todo tempo em que estivermos sentados.
Geralmente dizemos a nós mesmos: “Não fique aí sentado, faça alguma coisa!” Mas quando praticamos o estar conscientes, descobrimos algo incomum. Descobrimos que o oposto pode ser útil, então dizemos: “Não fique só fazendo alguma coisa, sente-se aí”! Pare um pouco! Desacelera!
De vez em quando é preciso parar para ver com clareza. No início, “parar” pode parecer como uma espécie de resistência à vida moderna, mas não é. Não é apenas uma reação; é um modo de vida.
A sobrevivência da humanidade depende da nossa capacidade de parar de correr. Nós temos mais de cinquenta mil bombas nucleares, mas não conseguimos parar de fabricar mais.
“Parar” não significa apenas interromper o negativo, não! Mas permitir que a cura positiva aconteça. Esse é o propósito da nossa prática – não evitar a vida, mas experimentar e demonstrar que é possível sim ter felicidade na vida, tanto agora como no futuro.
Comece simplesmente com o sentar-se quieto e relaxado, observando a respiração natural...
A energia flui suavemente nessa posição tradicional do sentar e, havendo tempo, todas as energias físicas e mentais se transformam numa sensação de cura.
À medida que diminui a velocidade dos pensamentos surge a harmonia interior, e aparece uma sensação de alívio e de segurança interior...
Enquanto permanecer nesta posição procure piscar o mínimo possível, relaxando a área em torno dos olhos e movendo sua atenção para dentro.
MEDITAÇÃO (ESCUTA, COMPREENSÃO e FAMILIARIDADE)
ESCUTA / ENSINAMENTO (1)
A condição básica para ser feliz é a nossa consciência de estar feliz
COMPREENSÃO / REFLEXÃO (2)
O alicerce da felicidade é a Atenção Plena. Se não estivermos conscientes que estamos felizes, não somos realmente felizes. Quando temos uma dor de dente, sabemos que não ter dor de dente é algo maravilhoso. Mas quando não estamos com dor de dente, mesmo assim, não estamos felizes.
Quando praticamos a Atenção Plena, passamos a valorizar esses momentos e aprendemos a protegê-los.
Ao cuidarmos bem do momento presente, nós cuidamos bem do futuro. Trabalhar pela paz no futuro significa trabalhar pela paz no momento presente.
FAMILIARIZAÇÃO / MEDITAÇÃO (3)
Olhe dentro, e encontre um ponto de perfeito repouso...
Você, então, volta sua atenção para o ar que entra e sai, que entra e sai...
A mente se aquieta, os movimentos cessam, e você, então, para de correr de um lado para o outro e, no momento presente, alcança um estado de profunda paz...
Trabalhar pela paz no futuro significa trabalhar pela paz no momento presente.
Assim que essa sensação de paz surgir, procure retê-la em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos.
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