Sua vida é preciosa

Precisamos valorizar as muitas coisas boas desta vida: andar, comer, olhar para as pessoas com entusiasmo em nosso coração, ouvir, ajudar as pessoas... Pense nas pequenas coisas de sua vida que lhe trazem felicidade... Seu corpo é precioso. Seus talentos são preciosos. A vida é preciosa.
Se, bem no íntimo, você for capaz de apreciar e valorizar essas coisas, encontrará rapidamente o seu caminho e desfrutará momentos de iluminação, mesmo a partir de acontecimentos comuns do seu dia a dia.
A vida é fascinante! A felicidade verdadeira também vem da valorização desses momentos comuns do dia a dia. Então, você se sente afortunado, descontraído, pronto para saborear cada momento.
Mas, frequentemente, procuramos a felicidade nos lugares errados, procuramos a felicidade naquilo que não possuímos. Nossas queixas espantam a felicidade. Pensamos nas coisas que nos faltam e não nas muitas razões maravilhosas que temos para sermos felizes aqui e agora. “não possuo isto, não possuo aquilo, ele me fez isto, ele me fez aquilo”. É como se, procurando ser saudável, você só pensasse nos alimentos que não estão à sua disposição, esquecendo a grande variedade que pode facilmente consumir.
Quando nos descontrolamos, não conseguimos jamais gozar a experiência – e ela perde o encanto. E talvez você conclua que está comendo demais, que está gastando em excesso, ou mesmo esbanjando dinheiro por se sentir nervoso ou infeliz, bem lá no fundo da sua mente. Precisa comer e gastar cada vez mais, no entanto, já não consegue valorizar coisa alguma. Quer conforto, quer segurança, mas, de algum modo, nunca o obtém porque está procurando no lugar errado.
Quando temos fome de verdade e estamos com o estômago vazio, nossos sentidos se aguçam e saboreamos cada pedaço de pão com consciência e reconhecimento, ou seja, com alegria. Não é que aquele pedaço de pão, em si, nos faça felizes, o que nos faz felizes é a capacidade de o valorizarmos. Isso é que torna a vida tão variada.
Agindo assim, você percebe os mínimos detalhes do dia a dia, a partir do momento em que abre os olhos, e isso significa que quer levantar da cama e valorizar o momento, em vez de virar de lado e se esconder debaixo das cobertas.
A pessoa imprudente procura pela felicidade ao longe; a pessoa precavida cultiva a felicidade embaixo de seus pés.
Como tantos outros, você provavelmente foi incentivado a ter e a perseguir inúmeros objetivos na vida. Sem dúvida, é muito bom trabalhar e ser ativo, mas existe a tendência de olharmos apenas para onde iremos e não para onde estamos.
Valorizar cada passo na jornada é ter tempo para olhar em volta e perceber a beleza da vida num sorriso, na contemplação da natureza, no sabor de uma boa xícara de chá ou simplesmente na suspensão momentânea das atividades, para relaxar e deixar que o mundo gire à vontade.

Para finalizar o mestre diz:
A felicidade está em valorizar até mesmo os obstáculos no caminho, pois eles são lições que vamos aprendendo ao longo da jornada. De fato, valorizar a vida é o melhor dos investimentos: isso nos fará tão felizes que, mesmo nas piores situações, estaremos seguros, tranquilos e contentes.


MEDITAÇÃO (ESCUTA, COMPREENSÃO e FAMILIARIDADE)

ESCUTA / ENSINAMENTO (1)
Valorizar a vida é o melhor dos investimentos


COMPREENSÃO / REFLEXÃO (2)
Quando valorizamos de maneira correta nossa vida, temos muitas coisas para fazer e muito tempo para fazê-las porque, entre o tempo e as coisas, aquilo que não tem importância (superficiais) não se tornam barreiras.
Várias pessoas dizem que não têm tempo sequer para comer, achando que são muito ocupadas; mas, na verdade, suas vidas estão sufocadas por ninharias. Não passam de escravos de compromissos que imaginam serem obrigados a cumprir e não tem tempo para cuidar de si mesmas.
A falta de valorização em sua vida é que acarreta a multiplicação das coisas sem importância. A vida então parece caótica e você se sente pressionado a cada minuto do dia, mas não é feliz. É como se corresse sem parar e não chegasse a lugar nenhum.
É como se não fosse ninguém, um fantasma de si mesmo, tentando desesperadamente encontrar um rumo.


FAMILIARIZAÇÃO / MEDITAÇÃO (3)
por Allan Wallace
Nos próximos minutos, simplesmente repouse sua consciência na respiração...
Quando a consciência na respiração começa a fluir, torna-se agradável.
Cultive, então, uma motivação altruísta para a sua prática de atenção plena na respiração.

Assim que uma sensação de compaixão surgir, procure retê-la em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos.


Voltar ao tema ILUMINAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário