O nobre silêncio

Quando sentamos juntos e observamos a respiração consciente, surge uma calma profunda – um poderoso silêncio.
Quando sabemos como nos sentar e respirar com os demais... quando sabemos nos conectar com o espaço sempre disponível em nosso interior, alcançamos paz e alegria, e essa energia coletiva do silêncio é muito curativa; é muito nutritiva.
Se você souber como acalmar seus pensamentos agitados, não precisará se voltar a um consumo irracional na tentativa de escapar de si mesmo.
Muitas vezes, fazemos retiros em que dezenas de pessoas praticam a respiração consciente, inspirando e expirando juntas, em silêncio. Se você já participou de algum retiro assim, sabe o quão poderoso pode ser um silêncio compartilhado.
Desse encontro surge uma calma consciente, que chamamos de Nobre Silêncio - existe uma suave leveza no Nobre Silêncio.
Após um tempo em silêncio, somos capazes de transformar a maneira como reagimos a uma série de situações. Esse silêncio é chamado nobre porque tem o poder de curar. Quando você pratica o Nobre Silêncio, não está apenas evitando falar, mas acalmando e tranquilizando seus pensamentos. Você está desligando a tagarelice mental.
Respirar de maneira consciente e manter-se atento à maneira como você reage frente às pessoas e aos acontecimentos ao seu redor é uma prática profunda. Em vez de reagir, em vez de até pensar, permita-se simplesmente Ser.

O mestre (Thich Nhat Hanh) diz:
Cultive a Plena Atenção para se conectar com sua respiração, com seus passos, com as árvores, com as flores, com o brilho do Sol.
Praticando dessa maneira, quando estiver solto pelo mundo, você poderá escutar uma buzina de um carro ou uma pessoa gritando ou, ainda, ver algo desagradável, mas será capaz de reagir com compaixão, mantendo seu Nobre Silêncio e sua paz.


MEDITAÇÃO (ESCUTA, COMPREENSÃO e FAMILIARIDADE)

ESCUTA / ENSINAMENTO (1)
Manter-se atento à maneira como você reage frente às pessoas e aos acontecimentos ao seu redor é uma prática profunda.


COMPREENSÃO / REFLEXÃO (2)
Quando você entende por que se sente nervoso, irritado, perturbado, triste, incapaz, esses sentimentos deixam de ter tanto poder sobre você.
Observando a respiração com Plena Atenção, alcançamos o Nobre Silêncio e experimentamos um aumento crescente do bem estar, da tranquilidade e da compaixão, e a diminuição do sofrimento.
Mais do que nunca o mundo precisa descobrir caminhos para cultivar o amor, a compreensão e a paz no âmbito individual e global.


FAMILIARIDADE / MEDITAÇÃO (3)
Compreendendo isso, medite (reflita) continuamente sobre esse ponto e escolha o que focar e, portanto, o que ser... Você pode escolher continuar focado na inspiração ou na expiração, focar no silêncio do seu coração...
Quando se está em contato com elementos tão curativos e refrescantes, você está sendo, não pensando...

Assim que essa sensação surgir, procure retê-la em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos e, ao entrar em contato com alguma sensação determine-se a manter seu Nobre Silêncio, sua postura e sua paz...

Ao terminar...
Tentamos levar esse “sentimento; sensação” conosco durante o intervalo entre as meditações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário