No Yoga Sutras de Patânjali (II-46), está escrito: “Sthira-sukham asanam”, que é traduzido por “A postura deve ser firme e confortável”. Sendo assim, o significado de asana, segundo Patânjali, é postura ou posição.
A maioria das pessoas que não conhece nada sobre Yoga o confunde com essa prática física, mas os asanas são apenas uma pequena parte, embora muito importante, de um conjunto de técnicas que visam o despertar da consciência. Patânjali deu aos asanas seu devido lugar, não exagerando na importância, nem subestimando seu valor (MEHTA, 1995).
O Hatha Yoga é baseado no princípio que é possível produzir mudanças na consciência colocando em movimento correntes de forças sutis (prana, kundalini) no corpo físico (TAIMINI, 2001). No entanto, para nos conectarmos com níveis mais profundos de consciência, precisamos de um corpo perfeitamente saudável. Eis por que tanta ênfase é dada na preparação do corpo físico.
Em Raja Yoga, onde Patânjali explora de maneira clara e precisa a ciência da mente, o método adotado para operar mudanças na consciência é baseado no controle na mente pela vontade e na gradual supressão dos movimentos da mente (citta-vrttis). A técnica de Raja Yoga é, portanto dirigida para a eliminação de todas as fontes de perturbação da mente, sejam elas externas e internas. E uma das fontes de perturbação da mente é o corpo físico. O Yogi precisa, então, eliminar completamente as perturbações provenientes do corpo físico, antes de tentar resolver o problema da mente. E isto é conquistado através da prática de asanas.
Mas há também outros importantes benefícios que provém desta prática, como tornar o corpo perfeitamente saudável e resistente à fadiga e tensão; estimular as glândulas endócrinas a secretar hormônios, regulando e equilibrando todo o organismo; tornar o corpo flexível; massagear os órgãos internos; desintoxicar as articulações; prevenir e curar doenças.
PRÉ-REQUISITOS
Antes de iniciar qualquer prática física deve-se consultar um médico.
Toda prática física, inclusive asanas, deve ser realizada sob a orientação e supervisão de um instrutor qualificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário