Se você deseja viver, tudo está acontecendo agora

O Zen é pura essência, apenas fragrância.
Observando sua respiração, direcione o seu olhar para o interior... mova-se da mente para a não mente... Mova-se das palavras para o silêncio...

Em nosso interior reside uma fonte inesgotável... Calma... Tranquilidade... Paz...
Busque, esta fonte, sem cessar...

Ouça as palavras do mestre Ikkyu...
Somente uma pessoa absolutamente inteligente pode viver sem objetivos; somente a inteligência pode viver aqui e agora, somente uma pessoa inteligente pode viver no momento presente, sem trazer nada de fora.

O que há de tão belo nas flores?... Sinta sua fragrância...
As flores vivem no momento presente, elas não pensam no dia de amanhã; do mesmo modo, uma pessoa calma, pacífica e serena vive no aqui e agora; ela não tem passado nem futuro. E devido a não ter passado nem futuro, também não se pode dizer que ela vive no presente, pois o presente é apenas uma estação intermediária entre o movimento que acontece do passado para o futuro. O presente é apenas uma estação no caminho. Quando o passado e o futuro desaparecem, o presente também desaparece. O que sobra é uma ausência de tempo. O agora é um momento de ausência de tempo, ele é eternidade – e Buddha chama esse momento de meditação.

Uma pessoa de inteligência absoluta se torna uma flor
Buddha tem um alcance bem mais amplo, ele vai até o mais distante céu e deseja que você chegue àquelas alturas e profundidades do ser. E elas estão todas disponíveis agora! Então, lembre-se continuamente: Buddha não está lhe dando um objetivo em algum lugar no futuro – ele está tornando você simplesmente consciente de que tudo o que você precisa está disponível agora. Nada mais é necessário, nada mais nunca acontecerá ou poderá acontecer. Se você deseja viver, tudo está ocorrendo agora – torne-se parte disso, dissolva-se nisto.


MEDITAÇÃO (ESCUTA, COMPREENSÃO e FAMILIARIDADE)

ESCUTA / ENSINAMENTO
Se você deseja viver, tudo está acontecendo agora.


COMPREENSÃO / REFLEXÃO
O problema é que nunca estamos aqui, estamos sempre revisitando o passado – perdas, arrependimentos, tristezas, sonhos despedaçados – só para sofrermos novamente. Perceba, vivemos como fantasmas, arrastando correntes, revisitando o passado só para sofrermos mais uma vez.
Por isso, o mestre diz: “somente pessoas absolutamente inteligentes podem viver no momento presente”. Se você sabe que o passado irá te trazer sofrimento e você insiste em voltar lá... “Somente pessoas inteligentes podem viver no momento presente”.
Somente uma pessoa absolutamente inteligente pode viver sem objetivos


FAMILIARIDADE / MEDITAÇÃO
Nos próximos minutos, torne-se parte disso, dissolva-se nisto... estabeleça-se no momento presente... E experiencie uma profunda quietude em sua mente dentro de seu coração.

Assim que essa sensação surgir, procure retê-la em sua mente, dentro de seu coração, sem se distrair, por três (3) a vinte e quatro (24) minutos.

Ao terminar...
Tentamos levar esse “sentimento; sensação” conosco durante o intervalo entre as meditações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário