Capítulo 19 - O Justo (DHAMMATTHAVAGGA)

 

Versos 256-257
Não é justo
Quem julga apressadamente (ou usa a violência).
O homem prudente examina
O que é certo e o que não é.
Guiando os outros sem violência,
Imparcialmente, e de acordo com o Dharma (Verdade),
É chamado guardião do Dharma (Verdade),
Inteligente e justo.

Verso 258
Ninguém é sábio
Só por falar demais.
O homem pacífico (sereno), sem ódio e sem medo,
É chamado sábio.

Verso 259
Ninguém cultiva o Dharma
Só por falar demais.
Depois de ouvir mesmo um pouco,
Se perceber o Dharma com seu próprio corpo
E nunca negligenciar o Dharma,
É, então, um cultor (cultivador) do Dharma.

Versos 260-261
Cabelos escarnecidos
Não transformam o homem num sábio (Thera).
Quem só amadurece em anos
É chamado "um velho tolo".
Só por meio da verdade,
Do Dharma, da mansidão, do comedimento, do autocontrole
É que o homem, purgado de impurezas,
Pode ser chamado "um sábio".

Thera - convencionalmente é um bhikkhu, com pelo menos dez anos de ordenação e graduado, mas o sentido real está na maturidade espiritual, daí o termo ancião.

Versos 262-263
Não é pela conversa (eloquência) ou pela boa aparência
Que a pessoa invejosa, mesquinha (gananciosa) e falsa
Adquire um bom caráter.
Mas com tudo isso abolido, desenraizado e destruído (liberto da inveja, da ganância e da falsidade),
A pessoa sábia e purgada (purificada) de defeitos
É chamada "um bom caráter".

Versos 264-265
Não é pela cabeça raspada
Que o desonesto e indisciplinado
Se torna um renunciante.
Como alguém cheio de desejos e cobiça
Poderia ser um renunciante?
Aquele que pacificou o mal,
Pequeno ou grande,
De todas as maneiras,
Esse é considerado um renunciante.

Versos 266-267
Mas aquele que põe de lado
Tanto o mérito quanto o mal,
Vive vida casta (pura)
E vai pelo mundo descontraidamente,
Esse é considerado um mendicante (bhikkhu).

Versos 268-269
Não é pelo silêncio
Que o tolo se torna sábio (muni).
A pessoa sábia que,
Como se empunhasse uma régua,
Escolhe o bem e repudia o mal,
Essa é considerada sábia.
Quem consegue medir esses dois lados do mundo,
Esse é considerado um sábio.

Muni - vem da palavra pensar, contemplar sabiamente, com compreensão, as Quatro Nobres Verdades.

Verso 270
Não é por prejudicar (maltratar) seres vivos
Que a pessoa é nobre (Ariya).
Quem não prejudica nenhum ser vivo,
Esse é considerado nobre (Ariya).

Ariya - Ser Nobre

Versos 271-272
Não é pela virtude (preceitos e observância)
Ou pela prática religiosa,
Grande conhecimento,
Conquista do Samadhi (Suprema Concentração),
Solidão
Ou o pensamento: "Alcancei a felicidade
Da renúncia, desconhecida da gente comum"
Que podes, ó monge, ficar seguro.
Antes, é preciso destruir as toxinas (desejos).

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