Versos 273-275
O melhor caminho é o [Caminho] Óctuplo;
A melhor verdade são as Quatro [Verdades Nobres].
A melhor qualidade é a impassibilidade
E o melhor entre deuses e humanos
É aquele que tem olhos para ver.
Esse é o caminho
Para purificar a visão; outro não há.
Segue-o
E confundirás Mara.
Segue-o
E porás termo ao sofrimento.
Esse é o caminho que tenho proclamado
Após extrair as flechas.
Verso 276
Cabe a ti fazer o esforço necessário;
Os Tathagatas só te dão as instruções.
Seguindo o caminho, os que se absorvem na meditação
Se verão livres dos laços de Mara.
Verso 277
"Todas as coisas criadas são passageiras".
Vendo isso com clareza,
A pessoa fica desiludida com o sofrimento.
Esse é o caminho da pureza.
Verso 278
"Todas as coisas criadas são dolorosas".
Vendo isso com clareza,
A pessoa fica desiludida com o sofrimento.
Esse é o caminho da pureza.
Verso 279
"Todas as coisas são não eu".
Vendo isso com clareza,
A pessoa fica desiludida com o sofrimento.
Esse é o caminho da pureza.
Verso 280
Inativa quando deveria ser ativa,
Preguiçosa, [embora] jovem e forte,
Insegura nas decisões,
Uma pessoa assim indolente e letárgica
Não encontra o caminho da percepção.
Verso 281
Cuidadoso ao falar e contido ao pensar,
Não faças nada de canhestro (desajeitado) com teu corpo.
Purifica esses três cursos de ação,
Segue o caminho ensinado pelos sábios.
Verso 282
A sabedoria brota da prática [espiritual];
Sem a prática, ela degenera.
Ciente desse caminho de mão dupla para o ganho e a perda,
Conduze-te de modo a fomentar a sabedoria.
Verso 283
Abate a floresta [do desejo], essas árvores [irreais].
Da floresta [do desejo] nasce o medo.
Após abater a floresta e o mato rasteiro,
Ó monges, ficai desmatados [do desejo].
Verso 284
Enquanto a mais insignificante moita do desejo
Entre o homem e a mulher não for cortada,
A mente continuará presa
Como o bezerro à teta da mãe.
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